terça-feira, 3 de março de 2009

Arnaldo Jabor - Brasileiros e Brasileiras - Critica - Opinião

Você tem orgulho de ser brasileiro(a)?

Leia essa formidável critica do Arnaldo Jabor e pense sobre o assunto...

Arnaldo Jabor (nascido no Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1940) é um cineasta, crítico e escritor brasileiro. O cineasta e jornalista Arnaldo Jabor já foi técnico de som, crítico de teatro, roteirista e diretor de curtas e longas metragens. Na década de 90, por força das circunstâncias ditadas pelo governo Fernando Collor de Mello, que sucateou a produção cinematográfica nacional, Jabor foi obrigado a procurar novos rumos e encontrou no jornalismo o seu ganha-pão. Estreou como colunista de O Globo no final de 1995 e mais tarde levou para a TV Globo, no Jornal Nacional e no Bom Dia Brasil, o estilo irônico com que comenta os fatos da atualidade brasileira.

Arnaldo Jabor, intelectual perspicaz e sensato

Por Jabor:

- Brasileiro é um povo solidário. Mentira!

Brasileiro é babaca! Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida; Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza; Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade... Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária. É coisa de gente otária.


- Brasileiro é um povo alegre. Mentira! Brasileiro é bobalhão!

Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada. Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo , ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai. Brasileiro tem um sério problema. Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.


- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira!

Brasileiro é vagabundo por excelência! O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo. O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo. Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.


Arnaldo Jabor, vê a realidade da situação!

- Brasileiro é um povo honesto. Mentira!

Já foi, hoje é uma qualidade em baixa... Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso. Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas. O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.


- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira!

Já foi... Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram. Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime. Hoje a realidade é diferente... Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal. Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas. Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.


Mas o Jabor não pode negar... em termos de Beleza natural, o Brasil é primeiro Mundo! (Risos)

- O Brasil é um pais democrático. Mentira!

Num país democrático a vontade da maioria é Lei. A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente... Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia. Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita. Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores). Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar. Democracia isso? Pense!


O famoso jeitinho brasileiro. Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira. Brasileiro se acha malandro, muito esperto... Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar. No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, (caramba!$$) Silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões! Esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, Zero emprego, Zero educação, mas e daí? Afinal somos penta campeões do mundo né??? Grande coisa...O Brasil é o país do futuro, (Caramba!), meu avô dizia isso em 1950... Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos. Dessa vergonha eles se safaram... Brasil, o país do futuro !? Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

-Deus é Brasileiro!?

Puxa, essa eu não vou nem comentar... 
O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira. Para finalizar tiro minha conclusão:  - O brasileiro merece!Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar...

Arnaldo Jabor
Arnaldo Jabor, chateado com os brasileiros(as)

Bruno, Dono do Site:

Na minha opinião Arnaldo Jabor é alguém que vê a realidade da situação, sem ilusões, sem falsas esperanças, sem miragens ideológicas e religiosas... Acho sua critica bastante pertinente, infelizmente é necessário dar um “puxão de orelha” para ver se os “Sem noção” acordam, mas sem muito esperança de ter sucesso... Recebi esse texto em meu e-mail de uma amiga, achei muito interessante e por isso construí essa pagina, assim a mensagem do Jabor pode atingir mais gente. Pena ele estar atrelado a Rede Globo... pois do contrário tenho certeza, suas criticas seriam bem mais “mordazes” e justas com uma certa parcela privilegiada da sociedade...

Fontes: 
http://colunas.jg.globo.com/arnaldojabor/
http://www.paralerepensar.com.br/a_jabor.htm
http://www.globo.com/
http://www.pensador.info/p/cronicas_de_arnaldo_jabor/1/

7 comentários:

Anônimo disse...

Penso que Jabor é a parte mais arrogante da sociedade brasileira.
Este senhor se diz observador da honestidade, mas nunca o ouvi falar uma só palavra contra a Globo! pq ele não diz que os "otários" do brasileiros se postam diante da tela de uma tv só para assitirem as novelas "venda de ilusões" a todos os idiotas que as assistem, ou será que novela, Faustão, e etc são prgramas educadores e de forte impacto na formação da nossa cultura?
Saiba jabor que vcs são os principais responsáveis por esta tão orrenda coisa que chegamos todos nós brasileiros, pois são vcs os formadores de opinião e exatamente isto que o pove recebe de vcs a cada dia, sendo assim vejo que os "dicipulos" foramdos por vcs estão melhores que os mestres!
E por falar nisto, vc que tanto combate o Lula, ainda não percebeu que ele arrancou o Brasil da dependencia do FMI e ainda por cima está ajudando os povos mais pobres que nós na amarecia latina!
Mesmo tendo de lutar com as falácias de Jobor e inúmeors "jornalistas" tendenciosos, ele o Lula dá exemplo de coragem e o Brasil cresce. Se dependesse de vcs e suas opiniões, estaríamos ainda nas mãos de FFHHCC e todo o bando!

Bruno Guerreiro de Moraes disse...

concordo com sua critica, e como eu mesmo disse no final do artigo:

"Pena ele estar atrelado a Rede Globo... pois do contrário tenho certeza, suas criticas seriam bem mais “mordazes” e justas com uma certa parcela privilegiada da sociedade..."

O Arnaldo Jabor está com o rabo preso... e bota preso nisso!

Anônimo disse...

Não concordo em nada com o Jabor!!!
O cara vive em contínuo TPM (homem tem isso?) e está descontando no povo brasileiro agora!! Até duvido q este texto seja mesmo da autoria dele, não depois dos ótimos textos q eu li e q circularam por aí pela NET.

Erika Rodriguês disse...

Boa tarde!
Não defendo e nem tenho alguém como a máxima inteligência ou coerência, porem gosto do jabor e acho que ele esta certo em não falar nada do lugar onde se ganha o pão rs... Afinal falar de algo ou alguém é fácil, o difícil é estar numa sociedade como a nossa e não ter nem a coragem de mostrar a cara. Ai sim é complicado, devemos primeiro saber a opinião de alguém antes de pré julga-lo. O fato de nao falar mal da Globo não significa que ele concorde com a política da empresa onde ele esta entrelaçado, apenas ele tem inteligência.... julgo que não tem inteligência e nem senso do ridículo quando não gostamos de algo, criticamos algo e mesmo assim assistimos ou acompanhamos algo, afinal para criticar temos que saber né rsrs... "Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio".

Anônimo disse...

voces sao uns boboes, vou contar p minha mae

A Cor do Som e da Luz disse...

kkkk... que bom ser bobão! Gostei da sensatez da Erika.
Anônimo: Olha o que você disse:
"E por falar nisto, vc que tanto combate o Lula, ainda não percebeu que ele arrancou o Brasil da dependência do FMI e ainda por cima está ajudando os povos mais pobres que nós na amarecia latina!" Assim sendo pergunto a você: Você tem certeza absoluta disso? NO inicio eu também quis acreditar nisso. Mas... Creia é perda de energia estar na defesa deste ou daquele, disto ou daquilo. Isto aqui é um jogo. Pura ilusão. Quem controla as marionetes é um, ou vários, dependendo da magnitude da situação ou interesses, ilusionistas. Somos todos bobões e de visão ofuscada. Participamos de um jogo de uns contra os outros, sem saber, que é justamente neste papel que querem que estejamos, separados, brigando, nos opondo uns aos outros, por pontos de vista inúteis e voltados para fora de nós mesmos. Assim, não acessamos o nosso poder. É assim que nos enfraquecem É desta forma que somos fáceis de controlar O que precisamos fazer para sair do jogo ou espetáculo, é falar menos,
aprender mais e nos tornar observadores neutros. Sair do papel de ator ou marionete, do espetáculo e ficar na posição de observador neutro. É fácil? Não é. Precisamos nos esforçar procurando, lendo e aprendendo. Mas... existe muito material, na internet, que desfaz esta ilusão, do que nubla a visão e nos atrapalha. O tempo é precioso. Existem mistérios muito mais fascinantes dentro de nós mesmos esperando a cada dia, para serem desvendados.E assim é! Luz, muita Luz se faça em todos nós em 2014. Paz lhes envio!

magnum acorde disse...

Não importa quem é Arnaldo! Ele descreve a atitude passiva de muitos, mas não todos! Se o Silvio Santos ou o William Bonner tivessem dito isso na TV, a repercussão teria sido outra. Fatos são mais importantes que opiniões! Muitos brasileiros pensam que votam, sendo que a urna eletrônica é muito fácil manipular. Acordar encomoda muita gente, a verdade dói quando o Ego é grande. Saiba quem tu és, e talvez a politica não o desanime. Acorda! Além de brasileiros, somos filhos do Criador Universal e isso só faz diferença para os que buscam a verdade com sede! Cuidado ovelhas ! Os acordantes estão por aí, prontos para pega-lo!

GoogleAnalytics

O que Está Acontecendo?

- “Lamento, eu lamento muito... mas a maior revelação que o ‘Salto’ trás não é consolador, mas sim perturbador. O Mundo em que estamos é um campo de concentração para extermino de uma Super Potencia do Universo Local”. (Bruno Guerreiro de Moraes)