sábado, 21 de julho de 2018

A Soberba Precede à Ruína; e o Orgulho, à Queda - O Orgulho Reduz todas as suas Conquistas a um Montículo de Cinzas e Entulhos...

Você Sabe o que é a “Iniciação o 'Salto'? - Iniciação de Poder!

Quem Somos? Clique Aqui!

- “O orgulho é ferrugem que contamina e apodrece todas as suas conquistas reduzindo-as a um montículo de entulho” (Bruno GM)

O orgulhoso(a) não ganha nada com isso, apenas perde. Um orgulhoso(a) não suporta outro orgulhoso(a), são inimigos mortais...

Esse veneno toma conta do corpo inteiro, mas nunca de uma só vez. Começa aos poucos, de forma sutil, paralisando nervos, matando a sensibilidade, danificando a empatia, até que chega ao sistema nervoso central. Se a vítima não tomar o antídoto em tempo, é sempre fatal. 

Este veneno não é de cascavel, aranha ou escorpião, mas sim o defeito mais antigo no sistema humano, responsável pela ruína de bilhões por toda a história, é um defeito congênito dos seres humanos, um “bug do sistema” (do nosso software) e chama-se Orgulho. Quem adquire o mal hábito de cultiva-lo sempre acaba tendo um fim melancólico...

Você se ‘acha’ muito? Está no topo? Na crista da onda? Então aproveite enquanto pode... pois isso vai durar pouco, o orgulho (prepotência) vai rapidamente deteriorar tudo o que você conseguiu, (seja por talento ou seja por sorte). O orgulho transforma ouro em ferrugem, diamantes em pedras comuns... a arrogância é um câncer que vai apodrecer todas as suas conquistas, (por mais caras que elas sejam), não tenha dúvidas disso, pois é inevitável.

Quais os sintomas desta contaminação? Qual a patologia de alguém com esse defeito?  E mais importante ainda, qual o antídoto que pode evitar o diagnóstico sempre fatal que o orgulho, (inevitavelmente), acaba levando?

- Autoritarismo: Exige padrões altos sem o contexto do amor, da compreensão, não reconhece as limitações naturais que todos nós temos, não procura ter empatia (se colocar no lugar do outro, compreender as suas limitações). Este não se vê como o *servo de todos, (*como todo líder deve ser) mas sim como o mandão de todos, o ditador absolutista. 

Em outras palavras, o soberbo se coloca numa posição de autoridade absoluta e lidera com rigidez sem permitir quaisquer questionamento ou desafio à sua suposta (ilusória e efêmera) autoridade... erra fatalmente por não aceitar ouvir ninguém, por achar que não precisa de conselhos de ninguém, e isso sempre leva a ruína, pois seus horizontes ficam estreitos, e sua visão embaçada. Afasta aqueles(as) que poderiam ajudar, e cria inimigos por toda a parte.

- Não aceitamos Crítica, só elogios!: O orgulhoso prestes a entrar em ruína completa comete esse erro que sempre é fatal. Pois a verdadeira marca da sabedoria na vida do líder é como ele (ou ela) recebe críticas. Tem humildade para ouvir, avaliar, e aproveitar as críticas inevitáveis da vida.  

Aquele que não aceita ser criticado, se enche de vingança, responde com ira ou amargura, está destinado ao fracasso... pois não aproveita as críticas construtivas para se aprimorar, e cria muitos inimigos, por toda parte. Faz os amigos virarem inimigos, e vai alimentando a fogueira do ódio até ficar completamente torrado nela, (nessa fogueira que ele mesmo criou a volta de si) e no final acaba incinerado. 

Ouça as criticas, pondere sobre elas, não responda no impulso, não precisa concordar, mas precisa dar uma chance para a dúvida, será que tal ou qual pessoa pode estar certa? As vezes os outros enxergam coisas que nós ignoramos.

- Ativismo: Atividade como um fim em si mesmo. Significa trabalhar sem descansar, como se tudo dependesse do orgulhoso. O ativista tenta estabelecer sua identidade pelo que faz, não pelo que é. Não sabe delegar, pois prefere fazer as coisas sozinho, tem excesso de confiança em si mesmo. Se acha “infalível”, e considera todos os outros incompetentes e incapazes. 

Só ele tem razão, só ele sabe de “tudo” e quando questionado explode de ódio, pois o Ego inflado é muito sensível, e diz - “quem você pensa que é para ousar me criticar?”-  Abominável é todo o arrogante de coração; pois é evidente que não ficará no ‘topo’ por muito tempo, logo cairá. Pois quanto maior o orgulho, maior é a queda, e mais dolorida ela será...

- “Mais vale a paciência que o heroísmo, mais vale quem domina o coração, do que aquele que conquista uma cidade inteira”-

- “O orgulhoso coleciona inimigos por toda a parte... o humilde coleciona Aliados por toda parte!” - (Bruno GM)

O Mundo dá voltas, cuidado orgulhoso! O pequeno de hoje pode ser o grande de amanhã, melhor a humildade que fortalece a sua posição privilegiada, do que a arrogância que compromete os seus alicerces até as suas conquistas desabarem por completo na sua cabeça!

- Solução/Cura: A solução para eliminar o orgulho em seu íntimo é lembrar constantemente que você é um pobre mortal... limitado, bloqueado, que se arrasta pela face desse planeta como qualquer outro animal, inseto ou verme. 

Tem de lembrar constantemente que sua vida é muito frágil, sua força completamente insignificante... Mesmo que fosse o imperador(a) da Terra, mesmo assim, você seria um miserável, pois o planeta é menos de um grão de poeira em comparação ao Sol, seria o imperador de um grão de poeira. Imagine então perante a Galáxia? E perante a totalidade do Universo?

E pasme! Qualquer um está longe de ser o imperador totalitária desse grão de poeira chamado Terra! Então por que tanto orgulho? Você é fraco(a) e frágil perante a natureza da Terra, e perante o universo então? Ah de se ter muita humildade e muita sensatez em se reconhecer a efemeridade de nossa insignificância. 

Então um verme vai ser arrogante com outro verme? Não seria melhor um verme ser solidário e compreensivo com o outro para assim unidos e cooperando mutuamente num objetivo comum tornarem suas vidas miseráveis um pouco menos miseráveis?

O orgulhoso só perde, só tem prejuízos, um orgulhoso não tolera outro orgulhoso. Se pelo menos os arrogantes se unissem para uma causa em comum... mas não! Um se torna inimigo mortal do outro, e os orgulhosos se destroem mutuamente, eles se matam. 

Então qual a vantagem de ser orgulhoso? Você só perde sendo arrogante, só tem prejuízos, só cria inimigos, nenhum lucro, só perdas!

E se não se corrigir, e se não mudar esse péssimo hábito, vai se arruinar completamente até todas as suas conquistas ficarem reduzidas a cinzas! Pois a lição de humildade vem pelo bem ou pelo mal, (pelo amor ou pela dor) mais cedo ou mais tarde ela sempre se impõe. É uma lei do universo, muito sólida, tal como a gravidade, e a “ação e reação”.

O orgulho nesse caso pode ser comparado a uma praga que infesta uma plantação, aqueles frutos que estão podres, (contaminados pela praga), são INEVITAVELMENTE DESCARTADOS jogados no Lixo! Resta então você (arrogante) escolher se quer eliminar o orgulho conscientemente antes que este te apodreça por completo, ou se prefere se deixar levar até ser arruinado e então jogado (pela lei inevitável do Universo) onde merece estar, que é na Lata do Lixo.

“A soberbia não é ter, é ser. Você pode ter muito, e mesmo assim ter atitude humilde e carismática que é o que vai garantir que permaneça no topo” (Bruno Guerreiro de Moraes)

Não é questão de dizer se vai, mas sim, quando vai ficar arruinado. O arrogante sempre vai rumar diretamente para o desastre, não há escapatória para o arrogante, pois os inimigos vão se acumulando, os erros vão se acumulando, as intrigas vão se acumulando, até que inevitavelmente, (mais cedo ou mais tarde), tudo desaba! O arrogante terá aquilo que plantou: decadência, miséria e humilhação...

A falta de Modéstia faz o seu brilho atrair ladrões, em vez de admiradores 

Escute, pondere... talvez a pessoa que te fala algo que te desagrada tenha razão!

Conversa com uma Moça:

Bruno: Scheila me defina Orgulho/Ego inflado. Quero saber qual sua ideia sobre isso, acho que estamos nos entendendo mal. Depois de falar a sua ideia, falo a minha.

Scheila Adriane Grade: Aquele tipo de pessoa que se acha a melhor, a mais inteligente, a que tem todas as respostas, a dona da razão, a mais experiente.

Bruno: Certo... vou dizer agora o que eu acho que é orgulho. Para isso vamos ilustrar uma história: na porta de uma empresa muito grande, rica, tem um mendigo, ele tá pedindo esmolas para as pessoas que saem da empresa pela porta da frente. 

Então a recepcionista sai, e ele vai até ela e pede uns trocados, ela ao ver esse homem mal vestido, meio retardado, rindo para ela com seus dentes podres, pensa: “Afff!!! Que ser tão baixo, inferior, medíocre!”, ela desvia dele falando que não tem dinheiro, apesar de ter, e sai pensando: “morre logo diabo!”.

Bruno: Depois de alguns minutos, sai o dono da empresa, homem rico, bem estudado, fala 6 línguas diferentes, tem várias universidades, o mendigo da mesmo forma chega para ele e pede uns trocados, o dono da empresa, acha graça, fica com dó, para e diz: ‘claro! Espera aí que vou ver o que tenho aqui na carteira!’ Ele perde preciosos minutos de seu tempo com o mendigo. Se despede e entra no seu carrão. Pergunta, quem foi o orgulhoso?

Scheila Adriane Grade: A mulher... mas isso não é orgulho, isso é pré conceito.

Bruno: Você: “Aquele tipo de pessoa que se acha a melhor, a mais inteligente, a que tem todas as respostas, a dona da razão, a mais experiente” - Desculpe, mas nada disso é orgulho, nem Ego inflado, é apenas pessoa muito confiante, confiança não é orgulho. 

A moça recepcionista foi orgulhosa, ela limpinha, ganha lá seu salário, jovem, perante uma pessoa ‘inferior’ torceu o nariz e pensou: “vou perder meu precioso minuto com um lixo desse? Afff!”. Já o empresário, apesar de ser tudo aquilo que disse, patrão da moça, teve HUMILDADE parou e ouviu o mendigo por alguns minutos, ele não disse: - “Sai daqui seu lixo, tô com presa caralho!”- Orgulho não é ter, é ser...

Scheila Adriane Grade: Sim, isso é preconceito, tirar conclusões sobre alguém só pela aparência. Orgulho é se orgulhar de si, de suas qualidades....se achar superior por isso.

Bruno: Não, o mendigo é mesmo o que a moça achou, ele é mesmo um “lixo” por definição, um alcoólatra, um doente mental, um alucinado que desistiu de viver, mas não tem coragem de tirar a própria vida. O exemplo não é questão de preconceito, ela tem razão no que pensa sobre.

Orgulho é desprezar as outras pessoas, se achar superior a elas, e despreza-las, não perder tempo com ‘gente inferior’, isso é orgulho. Reconhecer suas próprias qualidades não é orgulho, orgulho é tratar os outros que não as possui, mal, debochando delas, não perdendo tempo com elas. 

Você pode ser a mulher mais rica, poderosa do mundo, mas se tratar suas empregadas como amigas, com carinho, pedindo ‘por favor’, ‘desculpe’, por ‘gentileza’ então é HUMILDE apesar de saber de tudo que tem, e o que é. As pessoas simplesmente não sabem o que é orgulho de verdade, ou humildade de verdade. 

As pessoas simplesmente não sabem o que é orgulho de verdade, ou humildade de verdade. A pessoa tem dinheiro, e já classificam como “arrogante”, a pessoa tem estudos, é “arrogante” por padrão, ridículo... inveja é um exemplo melhor ainda, o seu pai tem muitos carros. 

Eu então vejo isso é digo: - “Puxa, gostaria de ser como ele!” - Inveja? - Não... apenas admiração. Inveja é tipo: - “Ele tem um monte de carros? DESGRAÇADO! E eu aqui pegando ônibus! Filho da Puta! Tomara que se acidente e morra esmagado como uma sardinha!” - essa explicação muitas vezes falo no seminário, mas no seu falei apenas da inveja.

É o Verme quem vai te Matar!

Não Subestime os Vermes… eles podem te Matar!

- “Cuidado com o 'verme' que você despreza, humilha, e deixa de lado. Pois justamente por ser ‘insignificante’ é ele que vai te matar... Rastejando a passos lentos, mas constantes, perseverante em seu objetivo, ele vai conseguir ‘entrar no seu corpo’ sem você perceber, e devagar, (mas poderosamente), vai te apodrecer por dentro até te levar a morte. 

Quando perceber, já será tarde demais. O verme tem vantagem graças a sua ‘insignificância’, pode entrar sem ser percebido, pode agir “nas sombras” conspirar e sabotar quando quiser, e na pior hora possível atacar. Ninguém dá atenção para ele, pois ‘é só um verme...’ 

Por isso fica esse conselho, não subestime os ‘vermes’ eles podem se tornar o câncer que vai te apodrecer. Não há árvore suntuosa alguma que resista muito tempo a ação dos cupins. John Kennedy o presidente dos EUA foi morto por Lee Oswald um 'verme' que ninguém levava a sério, ele ‘era’ inofensivo...” [Bruno Guerreiro de Moraes].

O mal hábito do orgulho não te leva a lugar nenhum, a não ser para a ruína completa!
É questão de HÁBITO, mude esse mal habito! Conscientemente!


- Site em Espanhol sobre a Soberbia, reportagem de Marina Valero: https://www.efesalud.com/la-soberbia-que-mira-por-encima-del-hombro/

Bruno Guerreiro de Moraes, apenas alguém que faz um esforço extraordinariamente obstinado para pensar com clareza...

Tags: A Soberba, orgulho, arrogância, Precede à Ruína, Orgulho, Queda,O Orgulho, Reduz, todas as Conquistas, à um Montículo,Entulhos,Cinzas, humildade, o que é humildade de verdade,

Nenhum comentário:

O que Está Acontecendo?

- “A maior revelação que o ‘Salto’ traz não é consolador, mas sim perturbador. O Mundo em que estamos é um campo de concentração para extermínio de uma Superpotência do Universo Local”. (Bruno Guerreiro de Moraes)

GoogleAnalytics